Parceira retoma carro elétrico nacional

julho 14, 2014

2150 Visualizações

Tags

Getty Images

Getty Images

Uma nova parceria, dessa vez com o grupo brasileiro Wake Motors, do Paraná, ressuscitou os planos de produção de um minicarro elétrico brasileiro, o Obvio!. O projeto será retomado em formato inédito. O carrinho não vai ser colocado à venda nos moldes normais. A própria fabricante será dona da frota e fará a locação dos veículos para empresas e redes de estacionamento que vão oferecê-los no sistema de carsharing (compartilhamento).

Em 12 anos, essa é a quinta tentativa do empresário carioca Ricardo Machado, que atua no ramo imobiliário, de tornar realidade o sonho de produzir um carro brasileiro. Ele iniciou o projeto do Obvio! em 2002 e, desde então, fez parcerias com quatro grupos, três deles internacionais – Auto America Group, ZAP e Cappadocia -, mas nenhuma foi adiante. Na nova empreitada, Machado fez joint venture com a Wake, fabricante de buggies de luxo em São José dos Pinhais há cinco anos. Da união, nasceu a DirijaJa, que cuidará dos negócios conjuntos.

O grupo vai investir R$44 milhões para iniciar,no fim de 2015, a produção do Obvio!828E, compacto para três passageiros. Nos planos estão também um furgão elétrico e um carro especial para cadeirantes. O motor elétrico e a bateria serão fornecidos por fabricantes dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e China, atestados pelo grupo inglês Lotus e pela fabricante americana de veículos elétricos de luxo Tesla.

Fonte: O Estado de S. Paulo

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO